Páginas

15 fevereiro 2011

Damas de preto

Convidar damas de honra adultas é elemento tradicional dos casamentos gringos. Nos Estados Unidos (Canadá, Inglaterra, Austrália, etc...), a noiva sempre convida as suas melhores amigas (em geral, 5) para serem suas madrinhas, juntamente com os melhores amigos do noivo. São as chamadas bridesmaids e os groomsmen, que, juntos, formam a famosa wedding party (NÃO, "wedding partu" aqui não significa "festa de casamento"). Trata-se de uma espécie de "grupo vip" da cerimônia, que se assenta junto com os noivos,  durante a recepção, em uma mesa preparada e reservada especialmente para eles.

No Brasil, a moda começa a pegar. Mas isso é assunto para um outro post, em que mostrarei uma coletânea de fotos de damas adultas em casamentos brasileiros.

Por enquanto, chamo a atenção para o uso de vestidos pretos (em uma próxima oportunidade, falaremos dos vestidos dessas damas de um modo geral), que surpreende, já que a preferência nos Estados Unidos e cia é pelo uso de cores mais leves (azul, rosa, lilás, roxo, amarelo, verde, estampas florais, etc...), já que os casamentos nesses países ocorrem durante o dia, majoritariamente.

damas preto1
1: fotografia jeff kolodny
2: fotografia genevieve nisly

damas preto2

damas preto3
fotografia hoffer

damas preto4
fotografia genevieve nisly

E atenção para as nomenclaturas aqui e lá:

Bridesmaids: são as amigas da noiva. Aqui, chamadas de "Demoiselles" ou "Damas Adultas".

Flower girls: são as meninas (crianças) floristas. Aqui, chamadas de "Daminhas".

Maid of Honor: é a melhor amiga da noiva; aquela que segura o seu bouquet durante a cerimônia. No Brasil, não há correspondência.

2 comentários: